Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Divórcio sem partilha de bens existe!

Publicado por Suellen Passos Garcia
há 4 anos


O divórcio pode ser decretado sem que haja prévia partilha de bens, consoante dispõe expressamente o art. 1581 do Código Civil e, ainda, a Súmula 197 do STJ. Muitos divórcios se arrastam por longas datas sem qualquer solução quanto aos bens patrimoniais, e os cônjuges (ou ex cônjuges) continuam vinculados a um processo moroso sem previsão de quando acontecerá o tal sonhado divórcio para que, só assim, possa novamente se casar e construir um novo lar.

Apesar da lei do divórcio dispor ao contrário, sendo necessário a partilha de bens antes de decretar o divórcio (art. 31), o Código Civil (art. 1.581) reza que pode ser decretado o divórcio sem tal partilha de bens, do qual teve o aval do C. STJ em sua Súmula 197.

Hoje, já contamos com um judiciário mais eficiente, do qual, em audiência de conciliação ou até mesmo por pedido das partes, o divórcio pode ser decretado antes mesmo de qualquer definição de alimentos, guarda e partilha de bens, resolvendo o vínculo matrimonial e deixando as questões mais complexas para serem decididas depois.

Há vários debates sobre o tema, favoráveis e desfavoráveis, mas o que acontece na prática é o divórcio ser realizado de forma mais rápida, a fim de tornar mais céleres as ações e pessoa constituir um novo casamento sem ficar preso a uma ação que pode durar um tempo maior.

  • Sobre o autorSuellen Passos - Direito Digital
  • Publicações231
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações599
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-sem-partilha-de-bens-existe/813834467

Informações relacionadas

Direito ao imediato divórcio é inegável

Petição Inicial - TJMG - Ação de Anulação de Certidão de Óbito Cumulada com Indenização por Danos Morais Pessoa não está Falecida com Antecipação de Tutela - [Cível] outros Procedimentos de Jurisdição Voluntária - contra Cartorio do 1 Oficio de Registro Civil e Casamento

Jucelio Alencar, Tabelião e Registrador
Modeloshá 7 meses

Ação de divórcio litigioso

Escritório Chang, Advogado
Modelosano passado

Ação de partilha - pós divórcio

Felix Brito dos Santos Neto, Advogado
Notíciasano passado

Como funciona o divórcio?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)